O QUE É E PARA QUE SERVE O FORNO DE FUNDIÇÃO?
Capaz de manusear completamente diversos tipos de metais, o forno de fundição é utilizado em muitos segmentos da indústria para atender às mais diferentes demandas de clientes por produtos e serviços.
O forno de fundição funciona como uma câmara de aquecimento e é responsável por derreter completamente os mais diferentes tipos de metais. De fácil manuseio e instalação, a sua estrutura permite a distribuição do calor de forma homogênea e uniforme, a fim de garantir a fundição completa do metal, seja ele cobre, alumínio, aço, aço inoxidável, entre outros.
A Sieca Combustão e Automação Ltda. é especializada na fabricação de forno de fundição, bem como em serviços de automação e manutenção de fornos industriais e estufa. Além disso, atua na reforma de fornos do tipo WBT, torre fusória, fornos a cadinho, câmara seca, entre outros.
A empresa também conta com uma equipe especializada para solucionar problemas e tira dúvidas, bem como fornecer a assistência técnica necessária.
TIPOS DE FORNO DE FUNDIÇÃO
No mercado existem muitas opções de forno de fundição de metais, sendo os elétricos e a gás os dois principais. O primeiro inclusive, também é, frequentemente, utilizado em siderúrgicas. Neste caso, o processo de fundição acontece por meio da utilização de eletrodos de granito ou de carbono que geram um arco elétrico.
Além de estruturas diferentes, os modelos mudam e têm elementos e capacidades distintas de aquecimento, além das aberturas e dos deslocamentos do líquido que também mudam de acordo com o modelo.
Há, ainda, outros modelos:
- Forno de cúpula: este é um dos modelos de forno de fundição mais antigo. Com formato cilíndrico, tem seu interior revestido com argila, blocos ou tijolos, que protegem o interior do forno de calor, abrasão e oxidação;
- Forno de indução: ideais para a fundição de ferros, os fornos de indução usam correntes alternadas para elevar a temperatura. Com um revestimento de alumina, sílica e óxido de magnésio, o modelo conta com bobinas de cobre que são resfriadas com água;
- Forno de soleira: ideal para fundir pequenas quantidades de metais não ferrosos, o forno de soleira utiliza o gás natural ou a eletricidade para produzir o calor que derreterá o metal.