Se você está procurando por Forno elétrico para tratamento térmico, você veio ao lugar certo! A Sieca é especializada em Forno elétrico para tratamento térmico e oferece uma ampla gama de serviços para atender às suas necessidades. Nossa equipe de profissionais altamente capacitados está sempre pronta para ajudá-lo(a) a encontrar as melhores soluções para o seu negócio. Conheça mais sobre nossos serviços e entre em contato conosco para saber como podemos ajudar a impulsionar a sua empresa!
SETE TIPOS DE PROCESSOS EM FORNO ELÉTRICO PARA TRATAMENTO TÉRMICO
A Sieca Combustão e Automação Ltda. oferece forno elétrico para tratamento térmico que pode ser aplicado em sete tipos de processos dentro de uma variação de 50 kg a 300 kg. Nos próximos tópicos, vamos detalhar cada um deles.
1 – FORNO ELÉTRICO PARA TRATAMENTO TÉRMICO: TÊMPERA
Neste processo, os metais passam por um endurecimento em que a finalidade é aumentar a resistência mecânica. É através dele que se atinge tanto a camada superficial quanto a profunda. O que determina uma ou outra é que na superfície da peça há carbono suficiente. Já na profunda é realizada pela quantidade dos elementos localizados na composição do aço.
2 – AUSTÊMPERA
Já no processo denominado de austêmpera, o forno elétrico para tratamento térmico tem capacidade em deixar o material em contato com temperaturas elevadas até que a equalização seja finalizada. Logo em seguida, é realizado o resfriamento. O principal objetivo é fazer com que a peça seja transformada sem que haja nenhum tipo de desgaste.
3 – SOLUBILIZAÇÃO
Entende-se por solubilização a homogeneização da liga em que a temperatura deve ser ambiente. Com isso, a dureza tem a tendência de cair. O aquecimento do metal acontece uniformemente até 500°C, em média.
Neste processo, há a dissolução em elementos da liga em contato com soluções sólidas. Em seguida, realize-se o resfriamento rapidamente para prevenir a precipitação. O resultado é o endurecimento e o envelhecimento.
4 – RECOZIMENTO
O recozimento remove as tensões identificadas em tratamentos mecânicos, seja a frio ou a quente. O forno elétrico para tratamento térmico contribui para que aconteça a diminuição das durezas, e tem como objetivo melhorar o aço em sua usinabilidade.
5 – ESFEROIDIZAÇÃO
O aquecimento é realizado tanto logo abaixo quanto logo acima do aço, que entra em contato com o forno elétrico para tratamento térmico formando peças esféricas.
6 – ALÍVIO DE TENSÕES
O processo de fabricação gera tensões nas peças de aço e ferro fundido. O forno elétrico para tratamento térmico contribui para gerar alívio nestas tensões sem que haja nenhuma alteração na peça.
7 – REVENIMENTOS
Com uma excelente precisão, o revenimento ajusta as propriedades mecânicas do aço, que ao passar por este processo tem sua vida útil prolongada.
Para que você tenha certeza de qual é o melhor processo para o seu caso, conte com os serviços de assistência e consultoria técnica para tratamentos térmicos da Sieca Combustão e Automação Ltda.